top of page
Buscar
  • Thalles Andre

Veja os cuidados para evitar acidentes com aparelhos a gás dentro de casa

Infelizmente, com a chegada do inverno acidentes envolvendo a liberação de gás se tornam mais comuns. O capitão do Corpo de Bombeiros de São Paulo, Marcos Palumbo, explicou para a Record TV como evitar que esse tipo de acidente aconteça na sua residência.


Na norma NR13103, diz os cuidado necessários

para fazer a instalação de seu aparelhos a gás. Antes de fazer a instalação do aparelho verifique e tome cuidado, pois se o seu aparelho não estiver nas normas pode ocorrer algum acidente e caso ocorra a vistoria de gás em sua casa/apartamento, possa ser que você fique sem gás.


O que diz a norma 13103:


NBR 13103:2013 — INSTALAÇÃO DE APARELHOS A GÁS A norma NBR 13103:2013, foi criada para que qualquer projeto de construção, ampliação, reforma ou mesmo apenas a instalação de aparelhos que utilizam gás combustível, sejam seguidos com critérios que asseguram segurança no manejo do aparelho. Isso diz respeito a instalações que envolvem aquecimento do ambiente, refrigeração, aquecimento de água, lavagem, iluminação, entre outros usos — exclusivamente em ambientes residenciais. Logo, a soma de potências deve chegar a no máximo, 80 kW.

ANÁLISE DO AMBIENTE DE INSTALAÇÃO A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) foi o órgão responsável por elaborar a norma, e exige três parâmetros a serem avaliados antes de qualquer instalação:

  • Tipo do aparelho;

  • Requisitos do ambiente;

  • Exaustão dos gases de combustão

Para avaliar o ambiente, deve-se considerar os seguintes pontos:

AMBIENTE A SER PROJETADO Em ambientes previamente planejados, é necessário avaliar a capacidade de potência que o aparelho deverá ter em função de sua utilidade. Por exemplo: quantidade de aquecedores a gás a serem supridos. E sem dúvida, é necessário projetar as características do ambiente, de maneira que estejam de acordo com a NBR 13103:2013.

AMBIENTE LIGADO Caso o ambiente no qual um aparelho a gás será instalado, tenha ligação com outro espaço maior ou igual a 1,5 m² — pela norma — são considerados um único lugar. Logo, os volumes devem ser somados e avaliados antes da instalação.

AMBIENTES EXISTENTES Para ambientes já construídos sem uma instalação anterior de aparelho a gás, é preciso ser feito uma análise da situação do ambiente — para avaliar os tipos de aparelhos que podem ser instalados, e caso necessário, realizar alterações para recebê-lo, tudo conforme solicita a norma NBR 13103.

MEDIDAS DO LOCAL Antes de instalar qualquer aparelho a gás, é importante medir o volume bruto da área para entender quais tipos e potências serão instalados. Para compreender qual é o volume bruto, considere a medida referente a área total do ambiente, não observando mobílias e utensílios gerais. É preciso medir todo o espaço ocupado mesmo através das paredes, pisos e teto. Assim, meça a Área do ambiente (a) x Altura (h) x Comprimento (c) x Largura (l).

VISTORIA PERIÓDICA A ABNT NBR 15923 estabelece que sejam realizadas inspeções regulares nos locais onde foram instalados aparelhos a gás, com propósito de verificar o funcionamento dos aparelhos, estado do ambiente, dispositivos de exaustão e interligações com a rede de distribuição interna. Para ler o conteúdo completo da norma NBR 13103:2013, acesse esse link. Está precisando de instalação de tubulação de gás, manutenção de tubulação ou serviços similares? Conte com a RDS Gás para lhe atender com qualidade e segurança.


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page